QuemProcuramos








Quem procuramos?
Há dois diferentes focos ao prospectar para o negócio. No primeiro caso, seu
objetivo é encontrar consumidores potenciais ou consumidores. Alguns deles podem
unir-se à sua organização e comprar ao preço de Distribuidor (Atacado). No segundo
caso, você quer recrutar ou patrocinar novas pessoas para sua rede que não
queiram ser só consumidores, mas também construir um negócio. Você deve
procurar por todos os tipos de prospectos e não como saber em qual desses grupos
ele irá se encaixar.

Pessoas sem visão
Ao prospectar pessoas para unir-se à sua rede, você encontrará pessoas que
não visualizam o que querem na vida. A não ser que você possa inspirá-los e
mostrá-los do que são capazes, é improvável que eles se tornem “bons candidatos”.
Eles nem verão, nem negarão que o MMN pode ser uma oportunidade para mudar
suas vidas.

Lista de Prospectos
O primeiro estágio de prospecção é desenvolver sua lista de contatos. Não há
duas fórmulas de iniciar o negócio. Uma lista de prospectos é a principal ferramenta
com a qual você deve contar. Mark Yarnell exige que seus downlines tenham pelo
menos 2.000 nomes cada um. A maioria deles imediatamente diz várias razões pela
qual ele não consegue ter esse número de pessoas. Mas ele insiste e, uma vez que
eles conseguem atingir esse número, passam a estar permanentemente em um
estado mental pró-ativo.

Recrutando seus primeiros Distribuidores de 1o Nível
Recrutá-los é importante porque são as pessoas com quem você vai estar
começando e, eventualmente, se dedicará mais, você pode querer recrutar um
grande número de pessoas para achar aquelas que são realmente comprometidas a
trabalhar corretamente. Mas, eventualmente, você deverá focalizar em recrutar no
máximo 5 a 10 Distribuidores.

Obtendo referências.
Referências são uma forma de manter sua lista de contatos crescendo.
Quando você falar com uma pessoa que não está interessada, peça referências de
pessoas que poderiam estar interessados tanto no produto quanto no negócio. Tente
pegar pelo menos três referências e anote comentários como, por exemplo, o nome
da pessoa que está dando a referência. Pegar referências é importante por que
quando você fala da pessoa que te deu a referência, seu contato ficará bem mais à
vontade para te escutar. Então mantenha escrito quem referiu quem e use esses
nomes para abrir portas quando você fizer seu primeiro contato.

Regra do AVONED
A regra cardinal em MMN é a regra do AVONED. A regra acontece quando
você vai lá fora e verifica que “Alguns Vão, Outros Não. E Daí?” Outros estão
esperando. Esta é uma arma contra o medo da rejeição.

Internet
A última palavra na cidade é o e-commerce, que irá tentar muitos de vocês a
ficar atrás dos teclados esperando para fazer recrutamento on-line. Enviar e-mails
para oferecer a oportunidade pode ser uma faca de dois gumes. Ao invés disso
procure criar um site de recrutamento ou conversar com pessoas que se interessam
pelo tema em fóruns e newsgroups específicos.


Produtos! Produtos! Produtos!
Iniciar usando os Produtos. Você deve estar convencido de sua qualidade e
obter resultados pessoais com eles. Quais são as características, benefícios e
vantagens sobre os seus competidores? Tendo a sua própria experiência com o uso
dos produtos você será mais convincente e persuasivo.


Conhecendo sua Companhia
Aprenda o máximo que puder sobre sua Companhia. Conheça a gerência
pessoalmente e visite seus escritórios. Quanto mais conhecimento você tiver mais
efetivo você será. Procure saber o seguinte: quem são os donos e qual a sua
história? Há quanto tempo a Companhia está operando? Qual é o volume de vendas
e a velocidade do seu crescimento? Quantos Distribuidores existem e quão rápido é
o crescimento da rede?

Como serei pago?
Entenda o Plano de Marketing. Estude o Plano de Marketing da sua Companhia.
Peça ao seu upline que o explique em detalhes. Saiba as formas de pagamentos
sobre suas vendas pessoais e sobre as vendas de sua downline? Verifique qual é a
taxa de pagamento efetivo. Aprenda a prever quanto dinheiro você e o seu grupo
irão ganhar em determinadas situações.

Você é o seu próprio patrão
Você agora é o dono do seu próprio negócio, o que significa que você pode
trabalhar onde e o quanto quiser. Mas se você quer se sair bem, você deve estar
preparado para trabalhar de forma árdua e inteligente.


Use o entusiasmo da Juventude
Se você não está prospectando recém graduados, você está perdendo uma
grande oportunidade. Como diz um ditado chinês: “Heróis nascem da juventude.”
Muitas pessoas jovens acreditam que estão na melhor idade para aceitar desafios.
Não são casados, não têm filhos e trabalham o que for necessário.


Visualizando
Ajude os seus downlines a visualizar os quão satisfeitos eles podem ficar
usando o seu produto. Assim como um vendedor de carros bem sucedido diria a
seus clientes quando estes entrassem no carro para um test drive: “Espere um
pouco... você parece tão bem nesse carro! Deixe-me mostrá-lo”, segurando um
espelho de forma que eles possam ver a si mesmo como prósperos, bem sucedidos,
felizes, proprietários de um carro novo! Quando os seus downlines usarem os seus
produtos, por exemplo, algo para emagrecer, ajude-os a ver como eles se tornam
bonitos e saudáveis.


Benefícios e não Características
Para criar interesses enfatize os benefícios do produto que apelam para a
necessidade do cliente. Não apenas explique como o produto funciona e porque,
mas descreva os benefícios que essas características oferecem. Enfatize benefícios,
e não as funções do produto. Por exemplo, ao promover um produto para a saúde,
diga ao prospecto o que o produto fará por ele: “Você será capaz de perder 3 a 5
quilos por semana; e ainda vai ter todos os nutrientes que você precisa, pois esta
formulação contém todos os aminoácidos essenciais, vitaminas e minerais
recomendados pelos médicos”.
Não comece com algo que diz o que o produto tem para que possa fazer o que
faz: “Esse produto foi testado e contém oito aminoácidos, 15 vitaminas e 20
minerais”.


Eduque
Seja um educador. Negócios maiores são construídos ao educar alguém em um
conceito, ao invés de apenas vender um produto ou sua companhia. Eduque o seu
prospecto sobre as idéias e conceitos por trás do marketing de rede, como agenda
flexível, múltiplas fontes de renda virtual, etc. uma grande rede é construída
recrutando-se construtores de negócio convencidos do conceito do negócio e não
apenas consumidores convencidos dos produtos.


Não Empurre, Puxe
Uma pessoa convencida contra a vontade vai continuar não convencida. Se o
seu prospecto não está te ouvindo, você não está dizendo o que ele quer ouvir. Pare
de empurra quaisquer outras informações para ele.


No início, o silêncio vale ouro.
Em absoluto, não deixe seus distribuidores fazerem ligações para recrutamento
antes de estarem adequadamente treinados, nem deixe que eles sofram rejeições
antes de estarem treinados para lidar com elas. Tudo o que é necessário são umas
poucas objeções para liquidar com a autoconfiança e crenças do seu novo
distribuidor. A pior rejeição, na verdade, pode vir do próprio cônjuge! A melhor coisa
a fazer é proibi-lo de falar com alguém sobre a oportunidade, antes que ele esteja
adequadamente treinado.

Objeção: Eu não tenho nenhum dinheiro.
Possível resposta: “bem, esta é uma boa razão pela qual você deve considerar
este negócio. Qualquer outro negócio requer muito capital. No Network Marketing,
você precisa de muito pouco capital. Para ser preciso, você só necessita de R$
________ para iniciar o negócio. Além disso o fundamental é o desejo de ser bem
sucedido e a consistência e disciplina em trabalhar”.

Objeção: Eu não sei vender, não sou um vendedor.
Possível resposta: Quando me apresentaram este negócio, imaginei que eu
deveria trabalhar de porta-em-porta, vendendo xampus. Bem, logo vi que esta
imagem ficou no passado, pelo menos para mim. Nós não vendemos no conceito
tradicional de vendas. O que fazemos é compartilhar as informações sobre os
produtos que pessoalmente usamos e gostamos.
Ou: “Eu não sei vender também. Nós temos fitas de vídeo que explicam os
produtos e encorajam as pessoas a comprar”.
Ou: “Deixe-me perguntar isto: se você vê um bom filme, você diz para seus
amigos sobre ele? Da mesma forma, nós compartilhamos informações sobre nossos
produtos. Não é uma venda em si. É propaganda boca-a-boca.


Objeção: Eu não tenho tempo.
Possível resposta: “Eu entendo como você se sente. Eu achava que não ia ter
tempo nem para mim mesmo! Mas eu descobri, que para o que é realmente
importante, sempre encontramos tempo! Já conversei com muitas pessoas como
você, e vi que muitas vezes é muito importante encontrar mais tempo para
desenvolver uma atividade para ter renda extra.”
Ou: “É interessante perceber que, como você, a maior parte das pessoas
passa muito tempo em um emprego, enquanto poderiam estar fazendo algo para si.
Muitos terminam não fazendo nada sobre isso. Então, quando eu escuto que as
pessoas não têm tempo, percebo que não o tem somente porque o dedicam ao seu
próprio chefe!”


Objeção: Eu não conheço muitas pessoas.
Possível resposta: “Bem, é o que muitos pensam. As pesquisas mostram que,
em média, cada um de nós conhece pelo menos 80 pessoas pelo nome. Se você
puder pensar nisso, garanto que consegue lembrar de pelo menos10, o que já é um
bom começo!”
Ou: “Você gostaria de conhecer mais pessoas? Esta é uma ótima forma de
conhecer mais pessoas!”


Objeção: Não estou interessado.
Possível resposta: “Eu aprecio sua honestidade. Embora a maioria das
pessoas esteja interessada em ganhar dinheiro extra no seu tempo disponível, eu
vejo que as pessoas não têm interesse por causa de algum ponto específico que
pode incomodá-los. Gostaria de saber sua opinião”.


Objeção: Eu já tentei antes e não funcionou para mim.
Possível resposta: “Sinto muito em ouvir isso. Bem! Gostaria de aprender com
sua experiência. Poderia me dizer o que deu errado? (Deixe-o contar a história)
Obrigado por compartilhar o que aconteceu, você me permitiu também compreender
alguns pontos que você considera uma dificuldade. Deixe-me dizer para você porque
estes problemas não irão se repetir no caso de trabalharmos juntos...”.


Categorize seus Distribuidores
Isto é crítico para seu sucesso em construir uma grande organização. Seu
sucesso depende do sucesso em despender apropriadamente o tempo com os
diferentes tipos de Distribuidores. Muitos networkers ficam exaustos com
Distribuidores que dão a ilusão de que são grandes potenciais no negócio, mas na
verdade, nunca fazem isso. Você pode acabar perdendo tempo com pessoas que
nunca irão participar de todas as reuniões que elas disseram que iriam.


Categoria "A"
Estas são as pessoas que assinam com a intenção de fazer o negócio e
entram em ação. Estes são os mais valiosos e aqueles que você deve dedicar mais
tempo e atenção. Você deve colocá-los no caminho rápido e fazê-los ter resultados o
mais rápido possível para que eles possam continuar sempre motivados.


Categoria "B"
São aqueles que assinam com a intenção de fazer o negócio, mas não entram
em ação. Estes são os maiores desperdiçadores de tempo, porque eles vêm
fantasiados de A e você leva muito tempo fazendo-os entrar em ação. Existem
muitas razões pelas quais ele não entra forte no negócio, mesmo que ele estivesse
inicialmente motivado a isso no início. Muitas vezes o sistema de crenças dele faz
com que ele tenha ainda muitas dúvidas sobre o negócio e ele não acredita que
pode funcionar. Pode ser também por conta dos produtos ou do medo de não ser
acreditado. É importante que você identifique esse grupo e coloque-os dentro dos A
ou dos C.

Categoria "C"
São aqueles que simplesmente assinam para comprar produtos mais baratos.
Eles são consumidores e um grupo importante em sua organização. Consumidores
satisfeitos podem se tornar Distribuidores ativos, por isso é importante que eles
sejam notificados de todas as reuniões de negócios. Eles podem aparecer um dia e
surpreender você. Eles não precisam de muita manutenção. Você pode aumentar o
valor dele na organização fornecendo periodicamente para ele informações obre os
produtos, especialmente novos lançamentos. A meta é expandir o número de
produtos que eles usam com o tempo.


Categoria "D"
São aqueles que assinam somente para se livrar de você. Se você não souber
que eles não têm a intenção de fazer o negócio, você irá perder muito tempo
correndo atrás deles. Livre-se dos D.

Foco
Você não tem que recrutar todo o mundo. Você deve focalizar em trabalhar
com alguns indivíduos e treiná-los para construírem um grupo. Cinco a dez é um
bom número. O programa funciona melhor quando você constrói em profundidade,
não em lateralidade. A chave é trabalhar com poucas pessoas e ensiná-las a fazer o
que você faz.


Treinando treinadores
Toda vez que você fizer uma sessão de treinamento tenha certeza de ter um
resumo. Deixe-o disponível para seus downlines e enfatize que eles devem aprender
a fazer a mesma apresentação o mais rápido possível. Se possível já marque para
outras pessoas substituírem você na próxima sessão.

Construir um Mastermind
Forme um grupo de mastermind com os principais líderes ativos na sua organização.
O maior objetivo do mastermind é encontrar formas de auxiliar a cada com o
crescimento do seu negócio e dar suporte às metas e aspirações dos outros. O
conceito de mastermind vem do livro de Napoleon Hill, “Pense e Enriqueça”. Nas
reuniões de mastermind a agenda deve conter os seguintes itens:
Quais são os planos para a semana que vem?


Distribuidor Independente
Ensine a sua downline a nunca pedir para a linha ascendente fazer o que é tarefa
deles fazerem. Ajudá-los sim, carregá-los, nem pensar. Inicie este processo no
momento de assinar o kit de distribuidor. Não preencha por eles, deixe-os preencher,
caso tenham alguma dúvida, você esclarece. Isto pode parecer pequeno, mas pode
ser o início de um bom hábito seu. Imagine que alguém de sua downline quer
recrutar um novo distribuidor, mas não sabe como preencher o formulário! O que ele
faria? Ligaria para você? Se eles não sabem fazer algo no início, ajude-os a
aprender. Ensine-os a falar com os prospectos, para que eles possam fazer por si só
e, mais tarde, ensinar aos seus downlines.


O poder da Duplicação
Construa o conceito de “Quantidade” na sua organização. Se você está no
negócio de Network Marketing e não entendeu completamente o Poder do Princípio
da Duplicação,você obviamente, deixou passar sem compreender a essência do
negócio.


Parabenize & Recompense
Parabenize e recompense a sua downline. Coloque um pouco de carinho, amor e
atenção no seu negócio. Encontre formas pouco usuais de congratular as pessoas.
Nós levamos um grupo de downlines que atingiram determinados resultados em um
pequeno passeio de barco e jogamos um jogo chamado Manitou para ensiná-los a
parabenizar e recompensar. Todo mundo recebeu um manitou (significa “pessoa
amada”) sem saber quem era a pessoa. Durante o cruzeiro, manitou teve que
mostrar amor, carinho e atenção para a pessoa, sem revelar sua identidade. No
último dia, terminamos com “adivinhe quem é o seu manitou?”, e troca de presentes.
Todo mundo se divertiu e foram bem recompensados.

Ame o seu trabalho
Ame seu negócio, sua indústria e profissão. Se você está em uma área que você não
gosta, não fique se comportando como um peso morto no pescoço do seu upline.
Quem quer fazer negócio com uma pessoa que vive reclamando? Saia e ache
alguma coisa que possa fazer. Ame o seu trabalho o máximo possível para que
quando perguntarem quantas horas você trabalha, você não responda “o mínimo
possível,” mas sim “o máximo que eu puder! Eu queria que tivesse mais” Confúcio
disse: “Você nunca trabalhará na sua vida quando encontrar algo que você faça com
paixão de verdade.”


Reconhecimento
O reconhecimento é a chave para o crescimento contínuo de sua organização. Isso
vai desde elogios por pequenos sucessos que eles tenha atingido até mandar uma
limusine com motorista para levá-los a um passeio semanal. As pessoas deixam o
mundo corporativo por que não são reconhecidas. Deixe sua organização repleta de
reconhecimento. E não se confie nas promoções da Companhia, faça suas próprias
como líder.





Que desafios enfrentamos?
O que podemos fazer para ajudar uns aos outros?
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